Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 28 de março de 2008

fala-nos do ensino

«Disse então um Professor:— Fala-nos do Ensino.

E ele respondeu:

—Ninguém pode revelar-vos nada a não ser o que já repousa, semi - adormecido, na aurora do vosso conhecimento.

O mestre que caminha à sombra do templo entre os seus discípulos não dá do seu saber, mas da sua fé e do seu amor.

Se é verdadeiramente sábio, não vos convida a entrar na casa da sabedoria, mas conduz-vos ao limiar do vosso próprio espirito.

O astrónomo pode falar-vos da sua compreensão do espaço, mas não pode dar- - vos essa sua compreensão.

O músico pode cantar-vos a melodia existente no espaço, mas não pode dar-vos o ouvido que capta o ritmo, ou a voz que lhe faz eco.

E aquele que é versado na ciência dos números pode falar-vos dos pesos e medidas, mas não pode levar-vos até eles.

Porque a visão de um homem não entrega as suas asas a outro homem.

E do mesmo modo que cada um de vós está só no conhecimento de Deus, cada um de vós deve permanecer só nesse seu conhecimento de Deus e na sua compreensão da terra.»


Excerto de «O PROFETA», do poeta libanês Khalil Gibran

2 comentários:

  1. Lindo!

    Tudo o que eu sempre quis como professora:
    - abrir os olhos para o conhecimento.
    - despertar o espírito crítico.

    MA

    ResponderEliminar