Pesquisar neste blogue

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Para a Fugi e para o Mike




Querido Helano,

Hoje eu comprei sementes de girassol. Há isso de extraordinário no mundo. Quando alguém se sente só ou com saudade de outrém pode comprar sementes de girassol para vê-lo crescer. Pode até fazer uma sementeira de tulipas. Neste caso, é preciso aguar todos os dias, com a ponta dos dedos, deixando cair uma ou duas gotas, apenas. Já as coisas abrutalhadas, máquinas, tratores ou edifícios, deixo aos outros, cuidarem. Também elas precisam de carícias: não vê o homem pendurado nas vidraças com um pano molhado? Não vê a máquina acarinhando a outra com a lixa? Há muitas formas de cuidar. E, felizmente, o delicado e o bruto na esfera do mundo. Se me ocupo da semente é porque escuto o seu silêncio. O silêncio com que ela abraça, tão brandamente, o seu grãozinho de terra.


5 comentários:

  1. E porque este é um caminho de privilégios, lembrei-me disto, com este post:
    «O meu olhar é nítido como um girassol (...)
    e o que vejo a cada momento
    É aquilo que nunca antes eu tinha visto,
    E eu sei dar por isso muito bem...»
    Mas
    «o Mundo não se fez para pensarmos nele
    (Pensar é estar doente dos olhos)
    Mas para olharmos para ele e estarmos de acordo...»
    E afinal,
    «Amar é a eterna inocência,
    E a única inocência não pensar...»

    (Obrigada, Júlia)
    :-)

    ResponderEliminar
  2. Querida Rita Aponena,

    Fiquei muito contente por ter comprado sementes de girassol. E por saber que fez uma sementeira de tulipas, cuidando de as aguar todos os dias com as pontas dos dedos. Queria pedir-lhe, e sei que posso contar com a sua cooperação, que entregue pessoalmente um girassol e uma tulipa à Júlia. Sim, essa mesmo, a moça com quem reclamei e que gosto de ler. Muito obrigado.
    Ass: Mike

    ResponderEliminar
  3. :-)

    não sei se é mais bonito o que Rita escreveu ou a felicidade que vocês me dão ao ler-vos.

    ResponderEliminar
  4. Nada de fazer produtos ilícitos com a papoila, menina Júlia. ;D

    ResponderEliminar