Pesquisar neste blogue

sábado, 28 de março de 2009

Madrigais Privados

Amendoeiras em flor, Março ,2003 (proibida a reprodução)
Onde foi tirada esta foto? Que caminhos eram estes?

MADRIGAIS PRIVADOS

Deste meu nome a uma árvore? Não é pouca coisa;
embora não me resigne a ficar apenas sombra, ou tronco,
abandonado num subúrbio. Eu o teu
dei a um rio, a um longo incêndio, à minha sorte
cruel, à confiança
sobre-humana com que falaste ao sapo
que saiu do esgoto, sem horror ou pena
ou exaltação, ao alento daquele poderoso
e suave lábio teu que consegue,
nomeando, criar: sapo flores relva rocha —
carvalho pronto a desfraldar-se sobre nós
quando a chuva dispersa o pólen das carnosas
pétalas de trevo e a chama se levanta.
Eugenio Montale
(trad. Geraldo H. Cavalcanti)

13 comentários:

  1. Adivinha (dificuldade= 0):

    Qual é a flor mais bela daqui, qual é?

    ResponderEliminar
  2. Os caminhos eram os da Júlia... um privilégio. :)
    A foto foi tirada no Algarve, claro. (risos)

    ResponderEliminar
  3. Que linda, minha amiga. ;)

    Beijocas e um ótimo sábado.

    ResponderEliminar
  4. Mister, obrigada por me dar a oportunidade de dizer que ERROU!

    :-))

    :-))

    ResponderEliminar
  5. Marie, estou de óculos para que não me acusem da crise.

    bom fim de semana e beijinho

    ResponderEliminar
  6. Bom desafio...

    Três hipóteses...Terras de Ribacôa, Alfândega da Fé ou se Algarve não é...será...

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  7. Será no Douro, Júlia? Parece-me que vejo vinha lá ao fundo, no último plano. :-)

    ResponderEliminar
  8. é em Trás-os-Montes, sim, só que já não tenho a certeza onde é exactamente.Acho que é perto de Foz Côa,
    :-)

    ResponderEliminar
  9. Blog interessantíssimo!
    Uma viagem cultural!
    Saudações Poética!

    ResponderEliminar